Arte das Confederações

Nesse clima de Copa das Confederações, nada melhor do que aproveitar da situação e trabalhar um pouco com arte, né?

Foi exatamente isso que os gaúchos do estúdio Amello Ilustração fez. Baseando-se nas 8 seleções que vão jogar aqui na nossa terra de palmeiras, os feras quiseram homenagear cada país participante, e criaram uma série chamada “Arte das Confederações”, de 8 obras contendo inspirações de importantes artistas e movimentos culturais.

Brasileiro é fod*, consegue pegar uma lasquinha de qualquer coisa e fazer arte!Italia – 2ª colocada na Eurocopa 2012

“A Itália é uma das maiores potências no futebol mundial e atualmente está na 8ª posição no Ranking da FIFA.

O país europeu que tem sua parte continental em forma de bota (além das ilhas Sardenha e Sicília) irá participar da Copa das Confederações representado a Europa, já que a Espanha, campeã da Eurocopa 2012, teve sua vaga garantida em função da conquista da última Copa do Mundo.  

Para homenagear a nação que foi berço da renascença buscamos inspiração nos estudos de anatomia de Leonardo da Vinci.”

México – Campeão da Copa Ouro 2011

“Os Estados Unidos Mexicanos formam a República do México que está localizada na América do Norte. Sua capital, a Cidade do México, é a 2º cidade mais populosa da América e uma das mais populosas do mundo.
Para conquistar a vaga na Copa das Confederações de 2013 a seleção Mexicana precisou derrotar a seleção dos Estados Unidos. Foi uma vibrante partida na final da Copa Ouro de 2011 que teve como resultado o placar de 4 x 2.

Em nossa homenagem ao México nos inspiramos em diferentes ícones da cultura do país, como o universo da “lucha libre”, as “calaveras mexicanas” e elementos das obras do muralista Jorge González Camarena.”

 

Japão – Campeão da Copa da Ásia 2011
“O Japão é a terceira maior economia do mundo e possui a décima maior população do planeta. Formado por um conjunto de ilhas localizadas no Oceano Pacífico, o Japão conquistou a vaga para a Copa das Confederações ao ganhar pela 4ª vez a Copa da Ásia.
Em nossa interpretação de um “Samurai Blue” nos inspiramos na arte do pintor Utagawa Kuniyoshi.”

 

Brasil – Seleção Penta Campeã (sede)

“O Brasil é o maior país da América do Sul e o quinto maior do mundo em área territorial. Mundialmente conhecido pela alegria do povo e paixão pelo futebol, sua seleção se classificou automaticamente para a Copa das Confederações por ser o país sede. Para produzir a ilustração em homenagem ao “país do futebol” nos inspiramos na obra da pintora modernista Tarsila do Amaral.”

Espanha – Campeã da Copa do Mundo de 2010

Situada na península Ibérica, no sudoeste da Europa, a nação espanhola foi o berço de alguns dos movimentos artísticos mais marcantes do século XX.

Em nossa homenagem à nação campeã da Copa do Mundo FIFA de 2010, nos inspiramos na obra do consagrado Pablo Picasso e seu período cubista.”

Taiti – Campeão da Copa das Nações da Oceania 2012

“O Taiti é a maior ilha da Polinésia Francesa, localizada no arquipélago das Ilhas da Sociedade.
Considerada a grande surpresa da Copa das Confederações a seleção do Taiti conquistou sua vaga na Copa do Mundo de 2014 acabando com a supremacia Austrália -Nova Zelândia na Copa das Nações da Oceania conquistando a última edição do torneio. Para homenagear a Taiti, buscamos referências nas pinturas do artista francês Paul Gauguin, que apresenta através do seu traço uma visão única desta ilha paradisíaca, sua natureza e seus habitantes.”

Nigéria – Campeã da Copa Africana 2013
“A Nigéria situa-se no Golfo da Guiné na África Ocidental. É o país mais populoso da África e o oitavo país mais populoso do mundo.Esta é a primeira participação da seleção nigeriana na Copa das Confederações que teve garantida a sua vaga graças à conquista de forma invicta da Copa Africana 2013.
Em nossa homenagem à Nigéria usamos como referência a arte do togolês Joseph Amédokpo que aos 8 anos de idade mudou-se para a Nigéria onde iniciou seus estudos nas artes.”

Uruguai – Campeão da Copa América de 2011

“Localizado no sudoeste da América do Sul, o Uruguai é o atual campão da Copa América, e ocupa a 19ª posição no Ranking de seleções da FIFA.

As pinturas criadas pelo artista Carlos Páez Villaro foram a inspiração para produzir a ilustração em homenagem à República Oriental do Uruguai.”

 

E aí, preparados para receber essa galera toda?!

Você vai gostar desses posts